Reportagem foi produzida com dados do Instituto Millenium, think tank neoliberal cujo um dos fundadores é o atual ministro da Economia Paulo Guedes
O Jornal Nacional, da TV Globo, exibiu uma reportagem na noite desta segunda-feira (10) para criticar os gastos do país com o funcionalismo público. Para tanto, o jornal criou uma “fake news” e comparou os gastos do governo federal com salários de servidores com o que é investido em Saúde e Educação como um todo no Brasil.
A reportagem apresenta um gráfico que aponta que, em 2019, 13,7% do Produto Interno Bruto (PIB) do país foi utilizado para pagar salários dos funcionários públicos. Ao lado, para efeito de comparação, um outro gráfico é apresentado com o dado de que 6% foi investido em Educação e 3,9% em Saúde.
s dados utilizados pelo jornal são do Instituto Millennial, think tank neoliberal cujo um dos fundadores é o atual ministro da Economia, Paulo Guedes. A ligação de Guedes com o instituto consta no próprio portal do governo federal.
Na mesma reportagem, o jornal também defende a reforma administrativa e diz que o texto está “parado” por decisão do presidente Jair Bolsonaro.
A jornalista e professora Maíra Kubík destacou nas redes sociais que a comparação realizada pelo Jornal Nacional é desonesta, pois não é possível contrapor salários de servidores com gastos com Saúde e Educação. “Como se fosse possível ter aula sem professores/as e hospitais sem médicos/as, enfermeiras, etc”, ironiza.
Confira:
Ra revista Forum
O inchaço da máquina pública é uma ficção que precisa ser desfeita em nome do bem-estar social. Disparidades salariais de exceção não podem ser usadas contra uma categoria inteira dedicada à população brasileira
— Condsef/Fenadsef (@condsef) August 11, 2020
https://t.co/6uUs2kC3M3
Aí Globo lixo,por falar em constituição. , proibido monopólio ou oligopólio midiático #GloboLixo pic.twitter.com/X8u4ZS1eS9
— Hacker #ActForTheAmazon (@89nuncamais) August 11, 2020
Nenhum comentário:
Postar um comentário