terça-feira, 11 de junho de 2019

O Globo: duas capas, duas caras

Há três anos, com Dilma e Lula, O Globo mostrava conteúdo. Hoje, com Moro, aponta investigação
O Globo: duas capas, duas caras
Parcialidade da Globo com denuncias da TheIntercept contra Moro e Dallagnol

Há três anos, por ocasião do vazamento por Sérgio Moro do telefonema entre a então presidenta Dilma Rousseff e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o jornal O Globo deu a notícia com a manchete: “Diálogo ameaça Dilma”, seguido da transcrição da conversa.
Logo abaixo, uma foto da multidão que se formou na porta do Palácio do Planalto, insuflada pela divulgação do telefonema no Jornal Nacional.
O mesmo O Globo, nesta terça-feira (11), abre manchete sem tocar no conteúdo, mas sim apontando para a investigação sobre o ex-juiz e atual ministro da Justiça, Sérgio Moro, e o procurador federal Deltan Dallagnol.
O jornal não deixa de lembrar, ao contrário do que fez há três anos –  quando a obtenção e o vazamento do telefonema foram ilegais – que a investigação de agora recairá também sobre o hacker que teria conseguido as trocas de mensagens.
Na ilustração, apenas uma charge do cartunista Chico Caruso onde Moro e Dalllagnol aparecem de guarda-chuva com a legenda: “Saída Weintraub”, sugerindo que eles venham a desqualificar as denúncias como ‘fake news’.

Nenhum comentário:

Postar um comentário